No Brasil, a quantidade de terapeutas que tem formação e capacitação nesse tipo de atendimento é muito pequena. Geralmente, atendem através de consultas particulares.
Outro fato é que as ONGs brasileiras que exercem seu trabalho em Intervenções Assistidas por Animais, quando prestam serviços solidários seja em instituições de saúde, educação, de assistência ao idoso ou à criança, realizam ações no eixo de Atividade Assistida por Animais que se caracteriza por ações de entretenimento trazendo benefícios da interação pessoa-animal enquanto a ação acontece e que pode, portanto, ter um efeito terapêutico, contudo, essas ações não podem ser comparadas à Terapia Assistida por Animais que apresenta um nível de trabalho mais profundo no tratamento de diversas patologias, caracterizando-se por protocolos, objetivos, critérios bem definidos para que os pacientes possam evoluir mais em menor tempo de tratamento.
O IBETAA, através de seu centro de reabilitação de crianças e adolescentes, tem a missão de disponibilizar àqueles que mais precisam e que menos podem, atendimento diferenciado e que pode fazer a grande diferença na vida de desses pacientes com tantas necessidades e problemas em seu desenvolvimento cognitivo, físico-motor, emocional e social.
Um ponto forte no trabalho que o instituo faz reside no fato de conseguir alcançar indivíduos que no chamado tratamento convencional ( somente terapeuta e paciente, sem a presença do animal) não conseguem evoluir ou apresentam uma evolução bastante lenta.
Esse tipo de terapia disponibilizado por nós, ou seja, a Terapia Assistida por Animais, tem seu foco principal em dar condições para uma maior evolução em menos tempo de tratamento dos pacientes que, muitas vezes, ficam desmotivados e estagnados no processo, o que gera ainda mais sequelas, frustração e baixa autoestima ou que acabam sendo desligados de atendimentos por não mostrarem evolução.