PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS MEDIADA POR CÃES DE TERAPIA
Sendo a inclusão escolar uma prática adotada, é importante destacarmos que a Cinoterapia ( utilização de cães como instrumentos facilitadores do processo terapêutico) abre-se espaço para a socialização e inclusão da criança ou adolescente com necessidades educativas especiais. As diferenças, na verdade, são o que justificam e fundamentam a necessidade da convivência.
Estar incluído socialmente não significa identificar, compreender ou apenas equilibrar as diferenças, mas, ter consciência de que para estar incluído é necessário fazer parte e para isso acontecer, é fundamental ter o papel social definido. Todos nós precisamos ser incluídos, pois, inclusão não significa ser portador de uma patologia. A partir da identificação dessa patologia é necessário determinar um lugar na sociedade. Em suma, para existir inclusão é imprescindível que reaprendamos a conviver em grupo.
Por meio do cão é possível resgatar valores que a sociedade não considera mais nos dias de hoje. Aprendemos com os animais de estimação a fazer uma releitura corporal despertando empatia, autoconfiança e a autoestima. O pet é um facilitador do convívio, uma vez que não exige dos participantes desse vínculo nada além de estar socialmente envolvido. Com a utilização de cães treinados, é possível fortalecer as relações de convivência da criança e abrir oportunidades, para que o terapeuta ou professor possa atuar.
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PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS MEDIADA POR CÃES DE TERAPIA
PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO MEDIADO POR EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS
Destinado às crianças e adolescentes que mesmo não apresentando nenhuma dificuldade de aprendizagem significativa revelam raciocínio primitivo e/ou lentidão neste processo. Tem como objetivo aprimorar as habilidades de raciocínio e pensamento.
A ênfase está nos processos de pensamento necessários ao ato de aprender. Geralmente, o trabalho é realizado por meio de jogos no qual o animal executa junto com a criança, o que permite mediante à motivação ativar com mais facilidade a atenção e concentração, possibilitando à criança ou ao adolescente a construção de procedimentos adequados à solução dos problemas em menor tempo.
Centramos esse trabalho no jogo de matrizes lógicas – elaborado em Israel e traduzido por Jorge Wisca – que tem por finalidade desenvolver o pensamento do indivíduo. Esse jogo focaliza-se na estrutura cognitiva e possibilita a passagem de um estágio de pensamento para outro.
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PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO MEDIADO POR EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS
PROGRAMA DE LEITURA ASSISTIDA POR ANIMAIS
A leitura se constitui numa poderosa e essencial ferramenta para a sobrevivência social do homem, contudo, se a leitura não for prazerosa esse objetivo deixa de ser alcançado. Para que um indivíduo adquira o hábito de ler, é preciso que ele construa uma imagem positiva acerca da mesma, tornando-a parte de sua vida diária e para isso acontecer, o desejo do leitor deve existir sempre. Se a leitura for construída de forma a não trazer prazer ao indivíduo, sendo transformada em uma obrigação, certamente, ela se constituíra em um enfado. Para garantir que esse desejo seja formado e assegurar o prazer pela leitura, o leitor deve ter a liberdade de escolher o que quer ler, o que deseja reler e o lugar onde deseja ler. Também, é imprescindível que o caminho para a construção desse desejo seja propiciado. Se as experiências necessárias para a aquisição de pré-requisitos para a leitura, bem como, o processo de alfabetização e, consequentemente, o estímulo para o aprimoramento dessa habilidade de leitura não forem devidamente atendidos, naturalmente, a criança que está em meio a esses processos vai se deparar com fracassos e dificuldades, o que diminui a possibilidade dela se tornar um leitor competente.
Métodos e técnicas de leitura diferentes e motivadoras são fundamentais no despertar do desejo pela leitura, além de auxiliarem na superação de possíveis obstáculos que possam surgir nessa caminhada.
Muitas crianças trilham um caminho com dificuldades no processo da leitura. Os fracassos contínuos ao ler, o enorme esforço para decodificar as letras, palavras, frases, acabam por impedir que o prazer pela leitura venha nascer. Com o tempo, as crianças começam a demonstrar medo, em razão de uma leitura vacilante, com erros, sentem-se inferiores, chegando ao ponto de se sentirem ansiosas e emocionalmente abaladas ao terem que enfrentar a leitura diante das pessoas.
Nesse sentido, os animais são companheiros ideais para leitura porque ajudam a reduzir a pressão arterial e aumentam o relaxamento no momento crítico. Por quê? Porque ouvem com atenção, não julgam, não riem diante do erro, não criticam, auxiliam e permitem que a criança prossiga em seu próprio ritmo, isto é, os cães são menos intimidantes que as pessoas, somado ao fato de que a presença do cão cria um ambiente convidativo e motivador, aliás, segundo um professor da Universidade de Harvard, a criança já tem uma afinidade com os animais.
Nos Estados Unidos e, em outros países da Europa, o Programa de Leitura Assistida por Cães tem auxiliado crianças a fazerem enormes progressos na leitura, melhorando a capacidade de comunicação, elevando a autoestima, confiança em si mesmo e adquirindo habilidades sociais.
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PROGRAMA DE LEITURA ASSISTIDA POR ANIMAIS
PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS MEDIADA POR CÃES DE TERAPIA
Voltado para a tarefa de organizar a vida escolar da criança e do adolescente que não sabe realizar isso, espontaneamente, mesmo que essa situação não cause nenhum problema escolar significativo.
Nesse tipo de atuação, o psicopedagogo dará ênfase sobre a melhor forma de utilização do tempo a ser dedicado em cada matéria, bem como, sobre a organização de uma agenda, do espaço para estudo e de todos os fatos relacionados à questão de como estudar. Tal trabalho visa possibilitar o crescimento da autonomia em relação à vida escolar.
É uma estratégia que auxilia no desenvolvimento da independência, de hábitos de estudo, estratégias de aprendizagem e prazer pelos mesmos. O sistema de tutoria tem como objetivo levar o indivíduo, pouco a pouco, a começar a realizar suas atividades em casa e sozinho com o uso de sua inteligência plena que é constituída pelas capacidades analítica, criativa e prática. O uso do cão nesse trabalho auxilia a internalização de conceitos e metodologias que, geralmente, necessitam de maior tempo para serem compreendidos e assimilados numa orientação convencional.
PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS MEDIADA POR CÃES DE TERAPIA
PROGRAMA DE INTELIGÊNCIA PLENA MEDIADO POR EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS
Inteligência plena é o conjunto integrado das capacidades necessárias para que o indivíduo alcance sucesso na vida, independente de como o mesmo o defina, já que sucesso depende de um contexto sociocultural. São consideradas pessoas plenamente inteligentes aquelas que reconhecem seus potenciais e os usam ao máximo, ao mesmo tempo em que reconhecem seus limites e descobrem maneiras de compensá-las e/ou corrigi-las. São indivíduos que se adaptam e que modificam ambientes pelo uso equilibrado das capacidades analíticas, criativas e práticas.
O trabalho com inteligência plena mediado por animais visa oferecer às crianças, adolescentes e adultos, meios para desenvolver essas três capacidades.
Esse trabalho está baseado em 40 lições que se dividem de forma a desenvolver o pensamento analítico, o pensamento criativo e o pensamento prático.
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PROGRAMA DE INTELIGÊNCIA PLENA MEDIADO POR EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS
PROGRAMA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL MEDIADO POR ANIMAIS DE TERAPIA
Qual a importância da inteligência emocional para as crianças?
Os pais buscam o melhor para seu filhos e todo o esforço vem no sentido de propiciar condições para que se desenvolvam em todos os aspectos de sua vida. Tanto quanto dar condições de uma boa escola e atividades extras que permitam a formação de muitas habilidades, hoje, mais do que nunca, faz-se necessário a aprendizagem emocional. O indivíduo que aprende a ter controle de suas emoções terá maiores oportunidades e chances de sucesso em sua vida. Tanto quanto o desempenho cognitivo, o desempenho emocional é condição para a vida.
Uma criança pode apresentar um excelente desempenho acadêmico e desenvolver muitas habilidades, mas se não tiver controle de suas emoções vai colocar em risco todas as outras pelo simples fato de não saber se controlar ou lidar com suas emoções, o que trará grandes prejuízos sobrepondo suas habilidades intelectuais.
Para o trabalho com o desenvolvimento de inteligência emocional, a criança ou adolescente aprenderá a identificar as próprias emoções e as dos outros. Aprenderá como controlar essas emoções e o valor da empatia. Aprenderá como expressar e canalizar as emoções de forma que não seja prejudicial.
A criança e o adolescente aprenderão a lidar com medos, perdas e frustrações que são constantes durante toda a vida.
Diferentemente de interação com brinquedos ou jogos, a presença do animal permite que a criança ou o adolescente vivencie as emoções necessárias. Por interagir com outro ser vivo que, também, exprime emoções e por ser um animal que traz consigo o amor incondicional, a lealdade e amizade, ao interagir com o mesmo, o assistido pode se expor ou revelar suas emoções boas ou más, sem a preocupação de um julgamento. Ao executar atividades planejadas pelo terapeuta junto ao cão, o assistido pode mais facilmente compreender o papel das emoções em sua vida e do seu próximo, pois, nesse contexto, poderá vivenciar de forma mais realista a identificação das emoções e o valor de seu controle.
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PROGRAMA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL MEDIADO POR ANIMAIS DE TERAPIA
PROGRAMA DE INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS EM HOSPITAIS
Segundo a Organização Mundial de Saúde, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
Dentro dessa perspectiva, a presença de um cão no hospital deve ser vista como um aliado da equipe de enfermagem, no sentido de minimizar o medo, a tristeza, a preocupação, a ansiedade e os momentos difíceis que uma pessoa passa, ao estar dentro do ambiente hospitalar.
Hoje, há inúmeros estudos e pesquisas a respeito dos benefícios da presença dos animais em contato com pacientes internados ou que fazem periodicamente tratamento ambulatorial.
A dor é a queixa mais comum dos pacientes. Virginia Byers-Kraus, médica, Ph.D., reumatologista e professora-associada da Escola de Medicina de Universidade Duke, afirma que os animais de estimação podem ser comparados ao efeito de um tranquilizante que reduz o limiar da dor.
Uma pesquisa feita pela Dra. Ann Berger que é responsável pelo departamento dedicado à dor e aos cuidados paliativos do Instituto Nacional de Saúde – o NIH Clinical Center, nos Estados Unidos, separa a dor em duas partes: uma é a própria dor, a outra, vai além da questão física e é considerada um componente maior de sofrimento que amplia a percepção da dor.
Ao entrar em contato com os animais, o doente desvia a atenção para um objeto exterior e por um período não pensa mais em seus problemas e preocupações, assim, a interação pessoa-animal traz um efeito tranquilizante. Dessa forma, os animais desviam o foco da pessoa que já não fica pensando na própria dor.
Não resta dúvida de que os animais de estimação ajudam na recuperação hospitalar. Eles colaboram no sentido de deixar o ambiente mais divertido, quebrando a rotina do lugar, estimulam a socialização, a comunicação entre enfermeiros, médicos e pacientes, além de colaborar para que os pacientes se comportem de forma mais ativa e a mudança de humor é um dos fatores mais visíveis.
Através de todos esses benefícios da interação pessoa-animal, o atendimento pedagógico e psicopedagógico dentro dessa modalidade se torna uma ferramenta poderosa para ajudar crianças e adolescentes internados e que necessitam dar continuidade ao seu desenvolvimento acadêmico e cognitivo.
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PROGRAMA DE INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS EM HOSPITAIS
PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO INFANTIL ASSISTIDA POR ANIMAIS
A ciência comprovou que apenas 30% do desenvolvimento das habilidades de uma criança é genético e 70% depende de estímulos recebidos na primeira infância. As investigações acerca da mente revelaram que quanto maior os estímulos recebidos pelo cérebro maior será a capacidade cognitiva do bebê e da criança. A fase que compreende entre 0 e 3 anos de idade é a fase em que o cérebro mais precisa de estímulos. Nesse período o cérebro cresce 60%.
Assim, é imprescindível que bebês e crianças possam ter oportunidades para desenvolver todo o seu potencial.
Através de vivências lúdicas e de estimulação infantil onde um animal de estimação participa, é possível que o assistido descubra o mundo de maneira divertida, o que favorece a autoestima que, consequentemente, estimula a inteligência e o desenvolvimento.
Pesquisas científicas comprovam que os animais possuem um volume compacto de informações. Eles oferecem uma maneira extraordinária de experimentar o mundo físico e social. Isso vai ao encontro com a forma como a aprendizagem e o desenvolvimento acontecem desde que nascemos. Estudos recentes demonstraram que o cuidar dos animais pela criança ajuda não só no desenvolvimento cognitivo, mas, também, a elevar o nível de QI. Além de estímulo sensorial, um pet bem adestrado oferece para a criança pequena um acentuado sentido de segurança. A coerência das reações que recebem dos animais de estimação, também, é capaz de aumentar a expectativa da criança de que será amada e apreciada, o que ajuda a desenvolver o sendo positivo do “eu” (nossa identidade).
Os animais ajudam as crianças a se sentirem competentes, pois, oferecem a oportunidade de ensinar uma experiência que envolve emoções, responsabilidades e consequências.
As atividades são elaboradas de forma a estimular os 5 sentidos e as inteligências múltiplas.
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PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO INFANTIL ASSISTIDA POR ANIMAIS
PROGRAMA DE ATIVIDADE ASSISTIDA POR ANIMAIS PARA INSTITUIÇÕES DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E AMBIENTES CORPORATIVOS
O Prof. Johannes Odendaal considerado um cientista renomado com três graus de doutorado realizou pesquisas que revelaram que pessoas em contato com cães apresentaram uma mudança hormonal. Substâncias químicas como as endorfinas Beta, phenilatalamina, prolactina, serotonina, dopamina e oxitocina foram produzidas quando as pessoas interagiam com os animais durante 15 minutos. Tais substâncias liberadas pelo cérebro são fundamentais para que as pessoas possam se sentir felizes. Os animais de estimação diminuem o estresse, baixando a frequência cardíaca e a pressão arterial e ajudam a reduzir a ansiedade do ambiente.
Assim sendo, qualquer instituição educacional, de saúde ou até mesmo empresas podem solicitar esse tipo de atividade e propiciar os benefícios biopsicossociais da interação pessoa-animal aos seus funcionários e clientes.
Entende-se por Atividade Assistida por Animais as situações de contato entre pessoas e animais cujo objetivo é apenas entretenimento. Geralmente, ocorrem através de visitas com duração de uma hora ou uma hora e meia e podem acontecer de forma esporádica a grupos diferentes de pessoas.
O IBETAA prepara projetos personalizados de Atividade Assistida por Animais de forma a atender os objetivos específicos de cada proposta de trabalho.
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PROGRAMA DE ATIVIDADE ASSISTIDA POR ANIMAIS PARA INSTITUIÇÕES DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E AMBIENTES CORPORATIVOS
PROGRAMA: DINÂMICAS DE GRUPO MEDIADAS POR ANIMAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS
As dinâmicas de grupo são utilizadas em treinamentos, programas educativos e processos de seleção profissional. Visando humanizar o ambiente corporativo, além de propor dinâmicas com objetivos específicos que venham melhorar as relações interpessoais e trabalhar aspectos ou áreas de conflito, o IBETAA conta com uma equipe especializada para ajudar os profissionais a superarem barreiras, trabalhar em equipe e consequentemente serem mais produtivos.
Esse trabalho realizado com a participação do cão oferece condições mais amplas para a construção de um maior número e variedade de dinâmicas, assim como, permite alcançar com maior rapidez e eficiência os objetivos propostos e solicitados em cada situação específica.
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PROGRAMA: DINÂMICAS DE GRUPO MEDIADAS POR ANIMAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS
PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS
Segundo a OMS, a saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.
Transtornos como depressão e ansiedade, a automutilação e suicídio entre outros problemas graves fazem parte do dia a dia de crianças e adolescentes sendo assuntos relacionados ao meio em que vivem, por meio de filmes, conversas e principalmente por fazerem parte de suas vidas, onde cada vez mais cedo essas doenças de manifestam.
Com frequência esses problemas acabam se manifestando no ambiente escolar porque a escola é um local onde crianças e adolescentes passam mais tempo, muitas vezes até mais que com a própria família devido à mudança que tem afetado o núcleo familiar, podendo ser percebido na ausência dos pais e de um relacionamento mais profundo com os filhos. Essa mudança na dinâmica familiar e outros fatores relacionados à vida em família podem ainda ser a origem dos problemas desses estudantes, ou seja, a fonte dos problemas pode estar dentro da própria casa, nos relacionamentos disfuncionais e, principalmente, na falta de afeto e vínculo com seus pais ou responsáveis. Soma-se a isso, situações de bullying e discriminação, para que crianças e adolescentes adoeçam mentalmente e venham a se automutilar.
O cuidado com a saúde mental, medidas de prevenção, a abertura para discussão desses assuntos, o acolhimento verdadeiro e encaminhamentos para tratamentos são condição “sine qua non” para crianças e adolescentes mentalmente saudáveis.
O programa de saúde mental nas escolas que utiliza animais de terapia cria um ambiente mais acolhedor, reduz o nível de ansiedade e induz ao relaxamento. Entre alguns benefícios que os animais geram durante as atividades e processo de escuta e conversa estão:
- A simplicidade da afeição oferecidos pelos bichos de estimação é um modelo para a relação com os outros
- Os animais são percebidos como “bons” e provocam uma sensação de segurança mental;
- A intimidade com um animal pode ser alcançada instantaneamente;
- Podemos demonstrar nossos sentimentos com um animal muito mais livremente do que com uma pessoa;
- Falar com um animal baixa a pressão sanguínea enquanto que falar com pessoas, muitas vezes, aumenta;
- Os animais são constantes e coerentes no que fazem e a constancia é a diferença mais destacada entre as relações pessoa-animal e pessoa-pessoa.
- Os animais fomentam as relações sociais, pois, conseguem atrair a atenção das pessoas e incentivar a comunicação entre elas, estimulando o diálogo e até mesmo entre estranhos;
- Estimulam o riso e o bom humor;
- Permitem que pessoas experimentem o sentimento de autovalorização;
- Têm efeito catártico – permite liberar sentimentos e expressões reprimidas;
- Animais são menos desafiantes que as pessoas e, por isso, permitem a melhora das habilidades sociais e o se relacionar sem ameaças;
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PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS
PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA INTEGRADAS À TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS
O número de crianças que são vítimas da própria família cresce de forma expressiva, reflexo de uma sociedade caracterizada pelo superficialismo, falta de referencial e valores morais, bem como, a deterioração do conceito de família.
Cada vez mais cedo, a infância que deveria se constituir de um período de descobertas e experiências favoráveis a um desenvolvimento positivo tem sido interrompida por negligência, abandono e abuso causados por àqueles que deveriam zelar pela vida, revelar afeto e cuidados.
O trauma intrapessoal é o que tem uma recuperação mais difícil, contudo, é algo tratável. O trauma afeta a química do cérebro de várias maneiras, suprime a produção de serotonina, o neurotransmissor que influencia o sono, a depressão, a memória, a estabilização do ânimo e o controle de impulsos. O resultado final é que a pessoa traumatizada não tem mais capacidade para se acalmar ou se gratificar.
Outro fenômeno neurológico que torna difícil o tratamento de indivíduos é o fato de que o trauma aloja-se numa parte do cérebro que não é imediatamente acessível.
O trauma afeta a capacidade de formar um relacionamento e destrói a convicção num universo seguro. Sem se sentir confiante ou seguro, há dificuldades de se expressar.
As consequências dessa violência sofrida pela criança são extremamente prejudicial à formação de sua personalidade e podem gerar um comprometimento emocional e social, em suma, essa o prejuízo resume-se à infelicidade.
A violência é um assunto bastante delicado e difícil para a criança falar. Faz-se necessário, contudo, que a criança verbalize seus sentimentos, para que o terapeuta possa criar um vínculo e tratar das “feridas” causada pela violência sofrida. A terapia Assistida por Animais colabora para que o (a) paciente tenha disposição para colaborar com o terapeuta que objetiva aplicar um tratamento adequado, e resolver ou amenizar os danos causados para que, futuramente, não surjam problemas mentais ou físicos que sejam mais graves, ou até mesmo irreparáveis.
Uma série de pesquisas nos países desenvolvidos têm revelado e demonstrado o quanto o relacionamento entre pessoas e animais de estimação se torna uma “arma” poderosa para combater e tratar diversas patologias.
Os animais naturalmente passam a sensação de segurança pelo amor incondicional que demonstram formando um ambiente seguro, sem ameaças. Eles são vistos como amigos especiais, seres vivos que proporcionam interações sociais, afeição e apoio emocional.
Os animais proporcionam um senso de acalentamento. Há um enorme potencial em um ser vivo que não tenta se afastar e que não se esquiva quando é tocado.
Dessa forma, os animais podem ajudar nas técnicas de psicoterapia. Por sua vez, o cão se torna um objeto transicional, vital, no processo de restabelecimento de vínculos com outros seres humanos.
Nos Estados Unidos e outros países da Europa, terapeutas têm se utilizado cada vez mais de animais para romper as defesas desses indivíduos fragilizados a fim de que se possa iniciar o processo de cura, através da Terapia Assistida por Animais.
Segundo Boris Levinson, renomado psicólogo norte-americano, pioneiro na pesquisa sobre o vínculo positivo que os animais exercem nas pessoas, observou que muitas crianças transtornadas tinham medo de algum contato humano por terem sido maltratadas com frequência, contudo, apresentavam necessidade do contato físico. Essa dor não estava associada com o cão, por isso, o conflito era resolvido. Deixavam o cão se aproximar e os valorizavam como, também, contavam-lhes suas dificuldades.
No livro “Animales de compañia y salud mental” (Animais de companhia e saúde mental), a psicóloga e especialista em Zoologia e referência em estudos sobre direitos dos animais e meio ambiente, explica a diferença de intimidade que uma pessoa pode estabelecer entre outra pessoa e um animal. A intimidade entre humanos depende da vontade de ambas, além de necessitar de contato anterior e constante. Em relação ao animal, a intimidade acontece instantaneamente e existe uma liberdade na expressão dos sentimentos que, muitas vezes, não se tem com uma pessoa.
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PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA INTEGRADAS À TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS
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