1. O que é IBETAA?

 

É uma ONG certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atua com “Intervenções Assistidas por Animais” (IAA).  Entidade, sem fins lucrativos, que tem em seu DNA a valorização da interação pessoa-animal fazendo a diferença na vida das pessoas.

 

  1. O que faz o IBETAA?

 

O IBETAA tem por finalidade prestar atendimentos nos eixos de Atividade Assistida por Animais (AAA), Educação Assistida por Animais (EAA) e Terapia Assistida por Animais (TAA).

 

  1. O que é Atividade Assistida por Animais?

 

Refere-se a ações de entretenimento que têm como objetivo proporcionar os benefícios da interação pessoa-animal, através de atividades elaboradas com a participação do cão de terapia, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos assistidos, principalmente, aqueles com alguma doença física ou problema emocional e/ou que estão em instituições de apoio à criança, casas de saúde, lares de idosos, hospitais,  etc.

 

  1. O que é Educação Assistida por Animais?

É um recurso pedagógico por meio do qual profissionais da área da educação humana utilizam o cão como instrumento facilitador para auxiliar indivíduos que apresentam dificuldades escolares ou problemas de aprendizagem. O animal atua como mediador ao lado dos profissionais no sentido de motivar e melhorar aspectos cognitivos relacionados à aprendizagem. Exige avaliação, documentação, análise de dados e resultados.

 

  1. O que é Terapia Assistida por Animais?

 

É uma técnica utilizada por profissionais da área da saúde humana, que utiliza o animal como instrumento facilitador e potencializador nas sessões de terapia no tratamento de diversas patologias. O Animal atua como “coterapeuta”. Utilizada principalmente com indivíduos que não apresentam melhora em um tratamento convencional, ou como uma terapia integrativa ao lado das tradicionais.  Exige avaliação, documentação, análise, tabulação de dados e resultados.

 

  1. Quem e como pode uma pessoa trabalhar com IAA?

 

Pessoas que não tenham nenhuma formação da área de educação ou saúde humana somente podem atuar nas AAA – Atividades Assistida por Animais.

Somente pessoas graduadas nas áreas de educação ou saúde humana podem atuar respectivamente em EAA – educação Assistida por Animais e TAA – Terapia Assistida por Animais.

Todos, no entanto,  devem ter capacitação em cursos de IAA, como os ministrados pelo instituto.

 

  1. Posso fazer parte do IBETAA? Como?

 

Sim. Qualquer pessoa pode cooperar para o crescimento do instituto colaborando, através da doação de seu tempo e talento desde que compartilhe dos mesmos valores do IBETAA.

 

Você pode ser voluntário  doando 3 ou 4 horas semanais, quinzenais e até mesmo mensais, de acordo com sua possibilidade. Faça  a diferença na vida de crianças  que necessitam de você.  Para saber mais, acesse o Menu Voluntariado e para tirar qualquer dúvida, envie um e-mail para voluntariado@ibetaa.org.br.     Esclarecidas as possíveis dúvidas, o próximo passo é preencher o formulário “Candidato ao voluntariado” que você vê após pressionar o botão “Formulário” existente, também,  no Menu Voluntariado.

 

  1. Como posso ajudar o IBETAA?

 

Tornando-se um voluntário ou um mantenedor.

Como voluntário você pode doar seu tempo e talento das seguintes formas:

Candidatos interessados em se voluntariar nas seguintes situações:

  1. Voluntário com cão ou gato

Você poderá fazer parte da equipe de Intervenção Assistida por Animais.

Primeiramente, seu animal será avaliado gratuitamente no sentido de identificar se ele possui perfil para o trabalho e em que grau de prontidão para o trabalho ele está. Se seu animal passar na avaliação, você deverá realizar um curso de capacitação, para saber trabalhar junto com o seu animal.   Essa capacitação tem um pequeno custo que auxilia na manutenção do instituto,   material  que será disponibilizado, além do uniforme que você e seu cão receberão.

Saiba mais sobre os pré-requisitos para animais de terapia acessando o Menu Animal de Terapia.

  1. Voluntário sem cão:

Você poderá auxiliar a equipe que faz o trabalho de Intervenção Assistida por Animais ou colaborar com o instituto com sua formação, ou seja, um tradutor (inglês, francês, espanhol e alemão), médico (pediatra, neurologista e psiquiatra), psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional,  fotógrafo, cinegrafista, editor de vídeo,  especialista em redes sociais, montagem e manutenção de rede computadores, captação de recursos, secretária  entre outros serviços ou atuar em eventos promovidos pelo IBETAA.

  1. Sendo um mantenedor:

 Ao doar  um valor mensal para o instituto,  você está patrocinando o atendimento de uma criança em situação de vulnerabilidade social que precisa de fazer terapia e, um detalhe, vamos promover uma maior evolução do paciente, em menor tempo, pois, utilizamos cães e gatos de terapia como instrumento facilitador.

 

  1. Há outros serviços oferecidos pelo IBETAA?

O IBETAA  oferece:

  • Grupos de estudos online
  • Orientação e Supervisão em TCC – Trabalho de Conclusão de Curso com temática em “Intervenções Assistidas por Animais”
  • Supervisão e orientação em quaisquer assuntos que envolvam a área de IAA – Intervenção Assistida por Animais;
  • Auxílio na elaboração de projetos em IAA;
  • Avaliação e treinamento para cães de Intervenção Assistida por Animais;
  • Palestras e cursos na área de IAA;
  • Workshops;
  • Criação e desenvolvimento de atividades para trabalho em AAA, EAA e TAA.