Tudo começou há muitos anos  quando a jovem psicopedagoga Luciana Issa, em Londrina, resolveu inovar o atendimento terapêutico  em seu consultório e buscou conhecimento científico,  a partir de pesquisas realizadas no exterior sobre a utilização da cinoterapia (Terapia Facilitada por Cães) e foi  buscando uma capacitação com quem já tinha uma vivencia nessa modalidade de trabalho.

Em 2006, em Maringá – PR,  Luciana se capacitou e teve seu primeiro cão, um samoieda,  que foi avaliado por  um especialista em comportamento animal e adestramento. O cãozinho que recebeu o nome de Kion passou por treinamentos e foi utilizado como instrumento nas sessões de terapias com os pacientes que apresentavam dificuldades ou transtornos de aprendizagem.  Nessa mesma época,  criou  o projeto “Anjos de Patas” que atuava em instituições como Lar Vicentino de Paula, APAE- Maringá e no HU – Hospital Universitário.

Os resultados foram impressionantes!  Nas terapias, as crianças participavam mais nas sessões e se dedicavam a realizar os exercícios com a participação do cãozinho. Não demorou muito e mais três cães chegaram para formar o quarteto e pouco depois foi a vez do gato Dom Bello fazer parte da “equipe”.  O tempo passou e, em 2012, em São Paulo, Luciana  realizou um trabalho de visitação assistida por animais  no orfanato Lar Batista de Crianças,  no Centro de Promoção Humana Lar Vicentino e, no final desse ano, reuniu-se com Carlos Pires e seus amigos para fundar o IBETAA com o objetivo de difundir a técnica que se tornou um divisor de águas em seu trabalho.  Em 2013,  o IBETAA  iniciou o projeto de TAA-Terapia Assistida por Animais e, também, a visitação assistida por animais na AACD e assim surgiu a causa “Cães e gatos que ajudam pessoas e transformam vidas”.

Diretor Presidente: Carlos Pires
Diretora Técnica: Luciana Issa

Em março de 2020, em Londrina,  foi inaugurado o centro de reabilitação com o objetivo de assistir às crianças e adolescentes carentes que necessitam de atendimento com psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta utilizando  os cães de terapia para potencializar a evolução das crianças e adolescentes que fazem terapias.   Em São Paulo,  continuam sendo realizadas as visitações assistidas por animais nos hospitais,  na ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla e na Clínica do HDA que desenvolve o Programa Saúde e Alegria do Hospital Dom Alvarenga.

Agradecemos a todos os fundadores do IBETAA pelo espírito altruísta que demonstraram ter e pela confiança depositada em nós que estamos à frente do instituto.

Em 2018,  foi criada a diretoria de comportamento, adestramento e bem-estar animal tendo como responsável  Luciane Sobral Bordini.

A preocupação do instituto com a saúde mental dos animais foi um dos motivos que levou à criação dessa diretoria, pois,  não podemos focar apenas o aspecto clínico, uma vez que os pets podem apresentar uma  mudança de comportamento causada por vários fatores como, por exemplo, o estresse.

Nossos animais são avaliados periodicamente à luz dos olhos do veterinário e de especialistas em comportamento e adestramento animal garantindo uma vida saudável para àqueles que tanto amamos e fazem a diferença na vida das pessoas!

Fale Conosco

IBETAA

Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais.

contato@ibetaa.org.br
(11) 95100-7834
(43) 3367-7834

Entre em contato através do formulário abaixo