O IBETAA – Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais  é certificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que atende a crianças e adolescentes que necessitam fazer terapias, por conta de dificuldades na aprendizagem,   problema  emocional ou psiquiátrico, assim como, pacientes que apresentam deficiência físico-motora.

Nas sessões, os  cães de terapia  são importantes instrumentos do psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta cujo trabalho está consubstanciado no conhecimento científico  que comprova:  os benefícios biopsicossociais proporcionados pelos pets aos seres humanos e  o bem-estar dos animais, em razão da interação pessoa-animal.

No IBETAA, o atendimento acontece de modo gratuito para famílias em vulnerabilidade social e, também, via particular.

Além do atendimento no centro de reabilitação,  situado na cidade de Londrina, norte do Paraná,  o IBETAA atua,  também, em São Paulo, realizando o trabalho de visitação assistida por animais, através dos voluntários e seus pets,   contribuindo  para humanização do ambiente hospitalar, em hospitais filantrópicos e públicos,  assim como, em instituições de apoio à criança, ao idoso e a pacientes com uma patologia específica.   Em São Paulo, promovemos os benefícios aos pacientes internados  no Hospital Dom Alvarenga, no Hospital Santa Marcelina,  no Hospital Estadual de Vila Alpina (SUS) e na ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla.

As visitações assistidas por animais  acontecem no momento em que as pessoas vivenciam a dor física ou psíquica, assim como,  quando lutam buscando a superação diante de uma deficiência  físico-motora ou cognitiva.

Com passagem pela AACD, o maior centro de reabilitação de crianças da América Latina,  reconhecido como um centro de referência em reabilitação físico-motora, a entidade aceitou a proposta solidária do IBETAA   em realizar  o primeiro projeto de TAA- Terapia Assistida por Animais cujo resultado mostrou  que 80% dos pacientes que participaram do projeto tiveram  uma maior evolução em menor tempo.

Os cães que participaram do projeto eram das raças: samoieda, originária da Sibéria – Rússia; golden retriever, originária do Reino Unido; SRD – sem raça definida / conhecida como vira-lata e,  finalmente, uma terra nova, originária do Canadá.

Para realizar o trabalho voluntário,  o IBETAA recebeu o apoio de algumas empresas que valorizam a interação pessoa-animal que gera benefícios para os seres humanos e, também, para os animais de estimação.

Fale Conosco

IBETAA

Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais.

contato@ibetaa.org.br
(11) 95100-7834
(43) 3367-7834

Entre em contato através do formulário abaixo