CIÊNCIA >> PESQUISA
				
				
                
                
				
				Ciência em seu significado amplo  designa-se  a todo conhecimento ou prática metódico  e ordenado. Em seu sentido mais exato, ciência significa o sistema de adquirir conhecimento, tendo sua base no método científico, o qual é alcançado através de pesquisas.
                
                
                O papel da pesquisa é contribuir para o avanço da ciência, pois, de forma simples, pesquisa é a busca de respostas  para um problema que ainda não teve solução.    A pesquisa vem para  responder  questões relevantes à sociedade.  Ela  é um conjunto de ações que, através de procedimentos sistemáticos e racionais,  auxilia na construção de novos conhecimentos e/ou comprova ou refuta conhecimentos já existentes.
                
                
                Ao falar de ciência, precisamos falar de senso comum que é o conhecimento espontâneo e a compreensão do mundo sem a análise. Tanto a ciência como o senso comum origina-se de uma mesma necessidade: compreensão do mundo, da realidade que nos cerca com o objetivo de vivermos melhor.    O senso comum traz à ciência novos assuntos que precisam ser explorados ou pode suscitar novas pesquisas em um assunto já existente, levando ao descobrimento de novas abordagens ou permitindo um novo enfoque.
No exterior, devido a uma visão mais consciente da valorização do animal,  pesquisas em diversos campos do conhecimento foram e têm sido realizadas na área da Zooterapia.  A ciência começou a buscar explicação  sobre o quanto os animais de estimação contribuem para o bem-estar humano,  o que já era observado pelo senso comum há muito tempo.
                
                No Brasil, apesar de existirem trabalhos desenvolvidos nessa área, a utilização de animais em atividades e tratamento de diversas patologias, ainda,   é pouco difundida  e estudada. 
                
                
                Tendo a missão de se tornar   um centro de referencia no trabalho de  Atividade, Educação e  Terapia Assistida por Animais, o IBETAA entende a importância da pesquisa científica  nessa área como meio de  produzir  conhecimento e  criar  metodologias eficientes nos diversos campos de atuação  de um cão terapeuta para viabilizar  um atendimento de excelência.