O interesse pelo tema em “ Intervenções Assistidas por Animais” tem sido cada vez maior, justamente, por ser uma técnica terapêutica que faz com que os pacientes tenham maior evolução nas sessões de terapia e por gostarem de cães ou gatos, alunos da psicologia, fisioterapia, pedagogia e psicopedagogia escolhem esse tema para apresentação do trabalho de TCC.
Raramente, o orientador na instituição de ensino domina o assunto referente ao tema e nem tem prática e experiência de atuação na área e acaba por orientar o aluno dentro de sua especialidade acadêmica: psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, etc.
Os trabalhos acabam sendo mais uma revisão de literatura e, nesse ponto, também, há grande falta de material. Perde-se a oportunidade de trabalhos mais enriquecedores, de ampliar e demonstrar o benefício dessa área de estudo.
Muitos projetos na área de Intervenção Assistida por Animais, em AAA, EAA e TAA poderiam ser elaborados, contudo, os alunos não encontram com facilidade profissionais com expertise para orientação em todo o processo.
Aqueles que atuam em EAA e TAA não tem facilidade de encontrar supervisor de casos.
O IBETAA disponibiliza supervisão e orientação para TCCs, projetos e casos na área de Intervenção Assistida por Animais.
Essa supervisão e orientação é oferecida tanto presencialmente no centro de Reabilitação do Ibetaa, em Londrina, quanto online para interessados de outras cidades e estados.
Existem três diferentes funções do orientador:
A primeira e talvez a mais importante é a de supervisor do trabalho.
Isso significa ficar de olho no trabalho do aluno, sim, mas, vai muito além de uma análise distante do que está sendo produzido
Em geral, o termo supervisor quer dizer alguém que, através da própria experiência com um assunto, fica de olho na produção e interfere quando necessário para que as coisas caminhem na direção certa, ou seja, é muito mais do que um observador.
Um erro comum dos orientadores é acreditar que devem interferir o mínimo possível.
Na verdade, é sua obrigação direcionar o aluno que não possui a mesma experiência.
Para isso, conversar e manter a comunicação aberta é importante, porém, o essencial é estar sempre disponível e arranjar tempo para o projeto.
Outra obrigação do orientador é ser um burocrata !
Essa parte chata, muitas vezes, é jogada nas mãos do aluno que não tem conhecimentos sobre o funcionamento da burocracia da universidade.
O orientador deve guiar o aluno, através dos documentos e processos necessários para o TCC acontecer e, por fim, o trabalho do orientador é ser um pesquisador.
Claro que o trabalho não pode ser ativo porque o papel do professor não é ser coautor do TCC, mas, dar insights e ajudar a compreender como obter dados e interpretá-los.
Para reforçar a importância do trabalho de pesquisa é importante lembrar que o aluno não tem o mesmo tipo de experiência com o mundo acadêmico que o orientador apresenta, e, por essa razão, precisa de auxílio na hora do TCC.
Como isso influencia o planejamento ?
É importante que o orientador se mostre disponível e disposto a ajudar o aluno nessa fase, ou o aluno pode ter problemas desde o primeiro momento e evitar procurar o professor para conseguir orientação sobre o TCC.
Em geral, é de praxe que o aluno procure o professor para marcar a primeira reunião. Devem ser estabelecidos os parâmetros de como a comunicação vai acontecer, por exemplo: reuniões semanais (são comuns). Cada orientador pode ter seu próprio método para isso, mas precisam estar acessíveis aos alunos.
Quando o professor se mostra fechado, o aluno entende que pode depender menos da orientação, por conseguinte, essa pode ser a raiz de muitos problemas.
Os deveres do aluno:
O fato do orientador precisar estar aberto não exclui as obrigações do aluno de procurar ajuda e estar sempre atento.
No caso, podemos dizer que a relação entre os dois envolvidos no TCC precisa ser uma mão de via dupla.
Enquanto o professor auxiliar e direcionar, é dever do aluno saber acatar o que é indicado pela experiência do orientador.
Se a monografia for feita exclusivamente com o pensamento do seu autor, qual a função de ter um orientador?
Para informações sobre orientação e supervisão no TCC, em Intervenções Assistidas por Animais, por gentileza, envie um e-mail para lucianaissa@ibetaa.org.br
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